A Clínica
Av. Lavandisca, 741 - Cj. 102 - Moema
Agende sua consulta
(11) 99425-8489
Horário
Segunda a Sábado: 08:00 - 20:00

Dor e analgesia – parte 4

Na clínica, temos sempre intercorrências durante o processo de reabilitação e temos que estar atentos para que a programação da reabilitação não seja interrompida por estes novos eventos.

Como na sequência de termogramas abaixo de uma paciente do sexo feminino, 81 anos, com comorbidades, que estava em processo de reabilitação de lesão de tornozelo direito e que apresentou dor em joelho esquerdo após queda da própria altura. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações térmicas condizentes com o relato de dor da paciente.

Estas informações nos mostraram o potencial risco de uma queda poder comprometer a reabilitação da lesão original, que era no tornozelo direito. Para uma idosa que já tinha dificuldades de locomoção pela lesão em membro inferior direito, imagine com mais uma lesão em membro inferior esquerdo.

Esta dor/lesão pode agravar e isto impedir a paciente de deambular (andar). Para uma idosa, isso é extremante perigoso, podendo até, em seu caso mais grave (imobilismos), levar ao óbito.

Dito isso, a lesão do membro inferior esquerdo tornou-se prioridade imediata para possibilitar a volta de deambulação desta paciente.

Saber priorizar a reabilitação é essencial para mantermos a função do paciente. Dito isso, um conhecimento profundo da importância de priorizar condições e condições nos faz sermos os melhores no seu ofício.

Pode parecer algo básico ou banal, mas este raciocínio não é ensinado a grande maioria dos profissionais, não estando preparados para saber lidar com este tipo de situação.

Parafraseando Sherlock Holmes: “Todos os problemas se tornam infantis depois de explicados.”

#dor #fisioterapia #reabilitação #termografia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: