A Clínica
Av. Lavandisca, 741 - Cj. 102 - Moema
Agende sua consulta
(11) 99425-8489
Horário
Segunda a Sábado: 08:00 - 20:00

As técnicas manuais, manipulações e liberações teciduais são uma área da fisioterapia que contempla o uso das mãos para os diversos distúrbios teciduais. Existe um universo de técnicas nesta família - a escolha é diretamente influenciada pelas necessidades de cada tecido tratado. Cada técnica é idealizada para um fim - seja de forma única ou em conjunto com outras técnicas, elas devem ser aplicadas segundo sua indicação.


Liberação Tecidual

Técnica

Não existe uma técnica que resolva todas as modalidades de distúrbios ou lesões teciduais. Tal como o organismo, o tecido é dependente de vários fatores para se manter saudável. Esta regra não isenta nenhum tipo de tratamento. A maioria das técnicas desta família são extremamente eficientes para o que elas se propõem a fazer, mas com a avaliação errada e a escolha da técnica errada, no momento errado do tecido, elas não poderão ser eficazes.

 

Tirando o trauma agudo, todos os distúrbios reparativos apresentam um estágio de alterações biomecânicas assintomáticas que, se não tratadas corretamente, geram estados inflamatórios e processos degenerativos.

Esse tipo de manipulação tecidual auxilia o fisioterapeuta em todos os tratamentos que ele realiza, promovendo efeitos esperados para cada tipo lesão tratada, gerando o melhor resultado possível.

O ponto de maior eficiência destas técnicas, é a associação com todas as outras técnicas que o tecido necessitar para sua indução à regeneração. Ou seja, toda sessão deveria ter, pelo menos, uma técnica desta aplicada. A escolha deve ser feita baseada na melhor avaliação.

Fibrose pós-cirúrgica