A Clínica
Av. Lavandisca, 741 - Cj. 102 - Moema
Agende sua consulta
(11) 99425-8489
Horário
Segunda a Sábado: 08:00 - 20:00

Nova técnica desenvolvida pela Dra. Paula Machado

O RPG foi uma grande descoberta na área que permitiu tirar o estímulo lesivo, causador da lesão, corrigir as compensações da biomecânica errada, as cadeias comprometidas e suas consequências e as articulações com maiores riscos de desenvolverem lesões. Este documento é a base para a correção de distúrbios biomecânicos e para a prevenção e o desenvolvimento de futuras lesões no ambiente laboral, esporte e na academia. Assim, finalmente o tratamento pode forcar-se na causa da lesão e não na consequência que é a dor.

A Dra. Paula Machado oferece uma técnica© aprimorada de RPG, baseada em conhecimentos de fisiologia do exercício e treinamento. Isto permitiu verificar que os padrões posturais errados eram resultados de metabolismos musculares deficientes em vários aspectos. Além disso, o RPG não via fatores físicos gravitacionais, fatores estes altamente influenciadores das deformidades posturais.

Todo este conhecimento foi estudado, analisado e contemplado numa avaliação postural com emissão do primeiro laudo postural© da área, onde todos estes fatores foram contemplados.


Reeducação Postural Global

Fisioterapia RPG

O que é RPG ?

Sabe-se que alterações e/ou disfunções posturais levam a inflamações, tendinites e até lesões, especialmente de coluna. Estas alterações podem levar anos, e até décadas, para se manifestarem e, o dano decorrente do mau uso do sistema músculo esquelético, se apresentará como dor. Estas disfunções posturais sempre foram um grande desafio, pois mudar a postura de um indivíduo era, até pouco tempo atrás, considerado algo impossível.

Este, com certeza, foi o maior desafio para a fisioterapia. Por isso, muitos estudos foram feitos para busca de uma técnica capaz de corrigir os padrões posturais disfuncionais do indivíduo, impedindo a formação destas lesões. Assim, o primeiro passo para a descoberta de uma forma para corrigir a postura foi feita no final da década de 40, na França.

A primeira ideia, ou conceito da técnica, surgiu com os estudos de Cadeias Musculares e Avaliação Postural da francesa Mademoiselle Françoise Mézières, uma fisioterapeuta corporal que dedicou-se intensivamente ao estudo da mecânica muscular. Foi a primeira fisioterapeuta a entender que deveria se considerar o corpo em sua totalidade e cuidar dele como um todo.

Após a criação desta técnica, um de seus alunos mais conhecidos aperfeiçoou a mesma, dando origem ao nome conhecido hoje. Na década de 80, o francês Philippe Emmanuel Souchard migrou para o Brasil e criou, então, a técnica com seu estilo e método: a RPG, ou Reeducação Postural Global.

A primeira técnica de correção postural largamente usada foi, então, criada. O grande diferencial desta técnica está relacionado ao fato de tratar o indivíduo como um todo, e não à doença, no caso, a dor. Isso permitiu ao fisioterapeuta alcançar a causa da lesão: a disfunção postural. A partir deste momento, o fisioterapeuta passou a ter uma arma contra a má postura, e não a sua consequência, que é a lesão que gera a dor como resultado.

Esta, com certeza, foi uma grande descoberta na área que, não só permitiu tirar o estímulo lesivo causador da lesão, mas ainda permite corrigir as compensações da biomecânica errada, as cadeias comprometidas e suas consequências. É possível ainda descobrir as articulações com maiores riscos de desenvolverem lesões e possibilitar um tratamento preventivo para a não geração de novas lesões.

Tudo isso foi possível porque a RPG foi elaborada com o objetivo de gerar novos estímulos na musculatura postural (aquela que nos fez ficar de pé quando somos bebê – tônus postural) para reorganização dos segmentos do corpo humano, principalmente a musculatura da coluna, eixo principal do corpo humano.

Por ser a única técnica na área da saúde que possibilita a correção das retrações das cadeias musculares de forma global, torna-se, então, a técnica chave para modificarmos padrões posturais disfuncionais. Ao treinarmos a postura com a técnica RPG, iniciamos lentamente um novo modelo de postura no cérebro e, assim, conseguimos modificar os padrões posturais disfuncionais. Esta é, com certeza, a maior arma do fisioterapeuta para tratamento dos diversos tipos de disfunções de coluna, pois ela permite a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura.

A RPG tem 3 fundamentos básicos como forma de tratamento:

  1. Biomecânica individual: cada indivíduo é único e reage de forma diferente para cada estímulo recebido;
  2. Causa: deve-se achar a origem do problema, a lesão é consequência;
  3. Reeducação Postural: trata-se o corpo como um todo.

Hoje, existem variados tipos de RPG e, dependendo de sua escola, cada um segue um método. Porém, todos têm o mesmo objetivo e, o que os diferencia, são suas formas de aplicação. Por exemplo: o método Souchard visa puramente a biomecânica, já o GDS é uma abordagem biomecânica e comportamental, o EPI visa associação da biomecânica e influências emocionais, e assim por diante. Dependendo da linha de terapia do fisioterapeuta, ele escolherá o melhor método que completa sua terapia.

A técnica é feita através de 3 passos:

  1. Avaliação postural: identifica os padrões musculares considerados responsáveis pela alteração postural, tal como os principais músculos relacionados a esta alteração e qualquer fator biomecânico relacionado à postura;
  2. Diagnóstico postural: este documento é a base para a correção de distúrbios biomecânicos posturais e para a prevenção de futuras lesões. Neste, deve conter o padrão postural do paciente, as alterações biomecânicas encontradas e possíveis riscos que a mesma pode gerar, tal como o possível desenvolvimento de lesões no ambiente doméstico, laboral e esportivo. Assim, finalmente o tratamento pode focar na causa da lesão e não na consequência que é a dor;
  3. Posturas: são exercícios práticos, tônicos e intensos que ajudam a alongar a musculatura ao mesmo tempo em que tonificam, gerando um novo estímulo cerebral de postura correta. Há posturas variadas que vão desde sentada no chão, deitada e até mesmo em pé.

As posturas da técnica são:

  1. Com carga ou contra a gravidade (de pé), conhecidas como bailarina e rã no ar (entre outros nomes);
  2. Sem carga ou sem uso de gravidade (no chão), conhecidas como bailarina no chão e rã no chão (entre outros nomes);
  3. Sentada: meio termo entre carga e sem carga.

Cada postura tem uma indicação para as necessidades de cada paciente.

Por fim, a RPG é uma técnica exclusiva da fisioterapia, sendo a única habilitada para tal, e cuja finalidade é:

  1. Prevenir possíveis desvios posturais;
  2. Corrigir problemas de postura;
  3. Tratar alterações e disfunções posturais de diversas origens;
  4. Tratar a dor.

 

A RPG evolui com o uso da Termografia

A Termografia/Termometria é um método de captação da radiação infravermelha emitida pelo corpo através de câmeras especiais. Estas câmeras captam esta radiação e transformam em imagem térmica, podendo então serem analisadas por diversas áreas.

É um método de análise em tempo real, em duas dimensões (eixo x e y), sem contato ou emissão de qualquer tipo de radiação (seguro). Não vê profundidade, mas sim as alterações e anomalias metabólicas que provocam um aumento de temperatura, o qual será captado pela Termografia.

A Termografia se tornou então a maior aliada da fisioterapia, pois permitiu a realização de uma avaliação em tempo real, rápida e precisa para identificar qual a postura de RPG exata e a mais eficaz para garantir os melhores resultados. Algo antes nunca imaginado pelo fisioterapeuta.

A Termografia permitiu ao fisioterapeuta ter um laudo por imagem em tempo real, gerando a correção imediata das posturas de RPG, aprimorando os efeitos e suas consequências no tecido.

Fisioterapia RPG