A Clínica
Av. Lavandisca, 741 - Cj. 102 - Moema
Agende sua consulta
(11) 99425-8489
Horário
Segunda a Sábado: 08:00 - 20:00

Estado inflamatório e clínica – parte 9

Entender de inflamação e como regenerá-la também passa pelo estudo biomecânico, principalmente em lesões crônicas.

Neste sentido, devemos sempre observar os índices que esportes específicos promovem, como Beach Tennis, um esporte que está em evidência. Num estudo relatado abaixo (Lesões ortopédicas nos praticantes de Beach Tennis no Brasil), os autores descobriram que quase 50% dos praticantes relataram lesões decorrentes do esporte.

Isso nos dá uma pista de como a biomecânica desportiva se comporta. Fato esse muito importante para entendermos como o mecanismo lesivo se desenvolve, determinando possíveis comprometimentos teciduais subjacentes.

Estas informações também nos dão pistas de como o estado inflamatório pode estar comprometendo o tecido ao longo do tempo, por conta desta biomecânica errada associada a outros fatores agravantes, como despreparo, sedentarismo, sobrepeso, etc.

Além de fornecer informações para incrementar um planejamento terapêutico, também fornece informação para a elaboração do tratamento para o retorno do paciente a prática esportiva, com menor risco de lesão.

Dito isso, saber que a prática esportiva influencia diretamente na inflamação apresentada pelo paciente, por conta da repetição da biomecânica errada, é a chave para o programa regenerativo completo.

Assim, o estudo das lesões do esporte praticado pelo paciente permite determinar uma estratégia terapêutica que será capaz de tornar sua reabilitação mais eficaz, completa e preventiva. Foco final do fisioterapeuta.

O início da inflamação você não controla, mas o desfecho você pode influenciar.

#inflamação #dor #fisioterapia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.