Conhecimentos básicos em laserterapia – parte 9
Para que o profissional entenda como a radiação laser é o nosso maior aliado para a indução a regeneração, é preciso mostrar primeiro que de fato há uma radiação sendo aplicada e que ela pode vir a produzir efeitos teciduais.
Uma forma muito didática de demonstrar isso é através do vídeo radiométrico de uma aplicação de laser em uma paciente com relato de dor em torácica.
Como podemos ver, o tecido reage a aplicação do laser, por vários motivos que não vamos entrar no mérito, pois precisaria de uma aula longa para isso. No entanto, numa simples filmagem radiométrica, conseguimos mostrar, em tempo real, os efeitos do tecido quando é submetido a aplicação do laser.
Ao longo do tratamento com a aplicação do laser, porque a regeneração induzida por laser é dose dependente, conseguimos mensurar os efeitos terapêuticos de forma qualitativas (relatos de dor e funcionalidade) e quantitativas (principalmente RNM e US). Porém, quando o terapeuta apenas fixa-se no tabu do 4J, nem mesmos na dor ele consegue influenciar.
Dito isso, se você tem conhecimento suficiente para aplicar a laserterapia de forma indutora da regeneração você conseguirá efeitos únicos e exclusivos no seu tratamento, gerando a adesão e fidelidade ao tratamento.
Assim, capacitar-se na correta aplicação da laserterapia é a chave para a aplicação da laserterapia com resultados regenerativos.
#termografia #dor #fisioterapia #reabilitação #laser #laserterapia