A Clínica
Av. Lavandisca, 741 - Cj. 102 - Moema
Agende sua consulta
(11) 99425-8489
Horário
Segunda a Sábado: 08:00 - 20:00

Sobre gradientes e suas peculiaridades – parte 9

Saber detectar e analisar informações térmicas é o grande segredo entre o profissional que apenas pega um equipamento termográfico na mão e começa a usá-lo erroneamente. Por outro lado, já quem realmente se formou e conhece os conceitos da termografia, usa em todo o seu potencial o Método de Termografia Infravermelha.

Essa diferença se torna transparente quando vemos os profissionais usando a termografia como um termômetro, apenas medindo a temperatura. E o que todos estes não sabem, é que a termografia não capta temperaturas, mas sim a radiação naturalmente emitida pelos corpos em função de sua temperatura.

E para que você de fato possa se utilizar a temperatura, existe muito conhecimento da física do calor e dos cálculos dos sistemas termográficos, totalmente diferente de olhar o termograma e ver valores de temperaturas.

Como no caso do termograma abaixo de uma paciente do sexo feminino, 51 anos, sem comorbidade e com relato de dor em cotovelo após prática de Beach Tennis. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações térmicas condizentes com o relado de dor.

Primeiro, usar rotineiramente na clínica a termografia sem se fazer uso de temperaturas, é um modelo realmente útil para a saúde, extraído do monitoramento da condição do Método de Termografia Infravermelha usado largamente nas áreas de extas e tecnológicas.

Segundo, a análise quantitativa (analisar temperaturas) não tem sentido para a grande maioria dos casos clínicos, como o exemplo anterior.

Terceiro, para quem realmente entende o Método de Termografia Infravermelha, o gradiente já revela muito mais informações clínicas do que as temperaturas.

Este é o segredo do verdadeiro Termografista em relação a aqueles que apenas se aventuram a buscar temperaturas. Alias, a termografia é feita exclusivamente pelos termografistas certificados no Método de Termografia Infravermelha, e não por aventureiros.

Ah, o gradiente, nosso maior aliado.

#termografia #dor #fisioterapia #reabilitação #termografia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.