Conhecimentos básicos em laserterapia – parte 8
A laserterapia promove a indução à regeneração e possibilita uma reabilitação muito mais eficaz e, mesmo em casos de inflamação aguda, a radiação laser consegue promover estímulos regenerativos ao longo do tratamento.
Acreditava-se que a radiação teria um efeito local associado a perda da luz pelo efeito do espalhamento. Porém, como podemos ver através da imagem do termograma abaixo, o efeito tecidual da aplicação da radiação laser (numa tendinite de punho) pode se estender por todo o tecido como efeito e não como espalhamento. Neste caso, em particular, a própria paciente relatou “calor” em toda extensão do tendão tratado, demonstrando o efeito indutor do laser no tecido, e não apenas um “espalhamento”.
Dito isso, devemos entender que a radiação laser tem efeitos muito mais amplos e precisos do que podemos imaginar, chegando de fato a uma indução a regeneração.
Todavia, o que realmente precisamos hoje é de recursos humanos aptos a usar corretamente a laserterapia, o que não acontece hoje.
A grande maioria dos profissionais que fazem uso da laserterapia nem sabem os princípios básicos da radiação laser, muito menos como utilizar o seu potencial indutor de regeneração celular, menosprezando o equipamento num uso repetitivo e sem sentido de 4J.
A laserterapia exige muito mais que uma aplicação robótica voltada no tabu dos 4J para tudo, pois isso nem de longe é o que a radiação tem para oferecer.
Assim, com estudo corretos e mais aprofundados da laserterapia, você poderá usar de fato o potencial da radiação laser: indução à regeneração tecidual.
Conhecimento é a chave para o uso da laserterapia como indutora da regeneração celular.
#termografia #dor #fisioterapia #reabilitação #laser #laserterapia