A Clínica
Av. Lavandisca, 741 - Cj. 102 - Moema
Agende sua consulta
(11) 99425-8489
Horário
Segunda a Sábado: 08:00 - 20:00

Sobre gradientes e suas peculiaridades – parte 7

Sistema Nacional de Qualificação e Certificação – parte 2

A certificação profissional é o processo negociado pelas representações dos setores sociais e regulado pelo Estado, pelo qual se identifica, avalia e valida formalmente os conhecimentos, saberes, competências, habilidades e aptidões profissionais desenvolvidos em programas educacionais ou na experiência de trabalho, com o objetivo de promover o acesso, permanência e progressão no mundo do trabalho e o prosseguimento ou conclusão de estudos.

A certificação profissional é parte constituinte do processo de orientação e formação profissional, não devendo a ele se opor, sobrepor ou substituir.
Esse sistema foi instituído em 2005 com a finalidade de regular os processos de certificação profissional no Brasil, promovendo a elevação da escolaridade, e foi organizado com bases em estruturas públicas de certificação profissional, em particular aquelas relativas ao Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade, aos Sistemas da Educação Nacional, ao Sistema Público de Emprego, ao Sistema de Saúde, dentre outras.

Dito isso, pelo Ministério da Saúde também ser signatário, somente os termografistas certificados e com SNQC podem fazer uso e manipular equipamentos termográficos, incluindo profissionais da saúde.

Isto posto, somente um profissional da saúde pode ser considerado termografista quando este possuir um certificado com SNQC, estando em conformidade com as leis vigentes, não exercendo a termografia de forma imperita.

Isso porque, somente os termografistas certificados e com SNQC, Categoria 3 ou Nível 3, podem criar e assinar como responsáveis técnicos novos procedimentos, incluindo a saúde.

Isto posto, podemos entender por que toda a área da saúde faz uso equivocado da termografia usando-o apenas como um termômetro, e não com todo o conhecimento do Método de Termografia Infravermelha. Isso ocorreu pelo fato que no decorrer do desenvolvimento histórico da termografia na saúde, a formação destes profissionais era exclusivamente baseada na experiência profissional da pessoa, e não na formação em ciência como ocorre nas exatas.

Se a formação da saúde fosse semelhante a formação nas exatas, os profissionais saberiam que o termografista é muito mais um caçador de gradiente do que simples um medidor de temperaturas.

Ah o gradiente, nosso maior aliado.

#termografia #dor #fisioterapia #reabilitação #termografia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.