A Clínica
Av. Lavandisca, 741 - Cj. 102 - Moema
Agende sua consulta
(11) 99425-8489
Horário
Segunda a Sábado: 08:00 - 20:00

Conhecimentos básicos em laserterapia – parte 5

A laserterapia é a técnica mais complexa da fisioterapia e a com a pior qualidade de formação da profissão. Todos saem com a base muito ruim da graduação, quando tem.

Pouquíssimos profissionais estudam a laserterapia a ponto de efetivamente promover resultados regenerativos, e isso gera o desinteresse do profissional em estudar esta técnica.

Dito isso, a grande maioria aplica de forma mecanizada a laserterapia e isso se reflete nos trabalhos publicados.

Existe uma grande diferença entre os trabalhos publicados, controlados em laboratórios ou clínicos, e a prática clínica. Até hoje, não temos um modelo de procedimento que possa afirmar, com rigor científico, que se obtém os melhores resultados com uma determinada forma de aplicação.

Em sua grande maioria das vezes, o profissional segue o protocolo do fabricante que está estabelecido há mais de 25 anos, sendo 3-4J para tudo. Sem considerar potência, comprimento de onda, espessura do feixe, tempo de aplicação, fluência ou dose. Sem mencionar a calibração, item ignorado por todos, além claro da fisiopatologia a ser tratada.

Isso faz com que os resultados sejam incertos alcançando, no máximo, uma analgesia relativa.

Isso gera uma total descredibilidade da técnica, voltando para o passo 1 que é a falta de conhecimento do profissional, por falta de resultados.

Isto posto, somente com estudos profundos e uma correta formação deste profissional que poderemos alcançar o que a laserterapia é capaz de promover: a indução à regeneração.

#termografia #dor #fisioterapia #reabilitação #laser #laserterapia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.