Estado inflamatório e regeneração 2
A inflamação é um uma reação do organismo a uma lesão e, neste momento, a carga deve ser suspensa. Isso porque em lesões agudas ou lesões crônicas em fase agudizada a carga pode acentuar e muito a inflamação.
Dito isso, saber como reverter rapidamente esta fase da inflação é de fundamental importância na reabilitação para que o tecido possa novamente voltar a ter cargas sem o risco de rupturas de qualquer forma. Assim, quando o paciente chega na fisioterapia e este apresenta uma lesão aguda, deve-se imediatamente focar na recuperação desta lesão, suspendendo todas as cargas no tecido.
Como na sequência de termogramas abaixo de um paciente do sexo masculino, 40 anos, com comorbidade e que apresentou dor em posterior de coxa após uma partida de futebol. Foi realizado uma Análise Termofuncional que apresentou um gradiente condizente com o relato de dor do paciente.
Neste momento, as cargas foram suspensas e todos os métodos e técnicas que promovem o efeito anti-inflamatório e analgésicos devem ser iniciados até a restauração do tecido, ponto este de inclusão das cargas.
Saber interpretar estas informações é primordial para uma reabilitação plena e eficaz, tornando sua terapia atrativa e conquistando a fidelidade do paciente. Quem não tem este conhecimento, dificilmente consegue uma reabilitação com resultados fidedignos.
Parafraseando Sherlock Homes: “Você vê, mas não observa.”
#inflamação #dor #fisioterapia