A Clínica
Av. Lavandisca, 741 - Cj. 102 - Moema
Agende sua consulta
(11) 99425-8489
Horário
Segunda a Sábado: 08:00 - 20:00

Estado inflamatório e regeneração 2

A inflamação é um uma reação do organismo a uma lesão e, neste momento, a carga deve ser suspensa. Isso porque em lesões agudas ou lesões crônicas em fase agudizada a carga pode acentuar e muito a inflamação.

Dito isso, saber como reverter rapidamente esta fase da inflação é de fundamental importância na reabilitação para que o tecido possa novamente voltar a ter cargas sem o risco de rupturas de qualquer forma. Assim, quando o paciente chega na fisioterapia e este apresenta uma lesão aguda, deve-se imediatamente focar na recuperação desta lesão, suspendendo todas as cargas no tecido.

Como na sequência de termogramas abaixo de um paciente do sexo masculino, 40 anos, com comorbidade e que apresentou dor em posterior de coxa após uma partida de futebol. Foi realizado uma Análise Termofuncional que apresentou um gradiente condizente com o relato de dor do paciente.

Neste momento, as cargas foram suspensas e todos os métodos e técnicas que promovem o efeito anti-inflamatório e analgésicos devem ser iniciados até a restauração do tecido, ponto este de inclusão das cargas.

Saber interpretar estas informações é primordial para uma reabilitação plena e eficaz, tornando sua terapia atrativa e conquistando a fidelidade do paciente. Quem não tem este conhecimento, dificilmente consegue uma reabilitação com resultados fidedignos.

Parafraseando Sherlock Homes: “Você vê, mas não observa.”

#inflamação #dor #fisioterapia

Conhecimentos básicos em laserterapia 2

Como especialista de laserterapia, constantemente vejo pacientes relatarem que já passaram por terapia a laser, porém sem resultados. Diferentemente do que os pacientes passaram, a aplicação de laserterapia é muito complexa e é necessário ter conhecimento profundo desta técnica para gerar resultados regenerativos.

O que mais tenho percebido é o uso indiscriminado de 4J/cm2 para tudo e para todos. Só que, 4 J/cm2 foi um protocolo usado na década de 1990 e foi estabelecido com trabalhos metodologicamente deficitário e que não deveriam ser reproduzidos até hoje.

Isso não é fazer uso da laserterapia, mas sim de repetir um estudo que virou protocolo e que quem estabeleceu como padrão foram as próprias empresas de laser, não modificando-os por quase 30 anos.

Dito isso, a diferença entre ter resultados regenerativos e simplesmente jogar uma “luzinha” no tecido é gigante. Esta diferença faz com que os pacientes desacreditem na laserterapia, o que pode ser facilmente remediado com os resultados de especialistas que realmente fazem o correto uso da laserterapia e que promovem a regeneração.

Assim, caro colega fisioterapeuta, estude e aplique a laserterapia em seu potencial regenerativo e não somente um protocolo mais que ultrapassado de quase 30 anos.

Quer entender um pouco mais sobre o potencial da laserterapia?

Inscreva-se no meu curso de “Conceitos básicos em laserterapia” e aprenda a promover a regeneração com esta técnica poderosa, você vai se surpreender.

#termografia #dor #fisioterapia #reabilitação #laser #laserterapia


Teste laser

Sobre gradientes e suas peculiaridades

O gradiente é de longe a forma mais apropriada de uso da termografia na saúde, pois o seu uso e conhecimento da Termografia Infravermelha através das temperaturas esta muito a quem do que deveria ser em relação as engenharias/tecnológicas.

Sem o pleno conhecimento de um termografista certificado, entramos num loop sem fim de uso equivocado da temperatura. Porém, quando se tem conhecimento pleno do Método de Termografia Infravermelha, sabemos como analisar um termograma através do gradiente.

Como no caso da sequência de termogramas abaixo de uma paciente do sexo feminino, 68 anos, sem comorbidades e que apresentou dor em ombros após iniciar musculação. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações térmicas em ombros, condizentes com o relato de dor.

O termograma apresentou alguma temperatura considerada anomalia? Não.

E por isso deixamos de usar ou descartamos a termografia? Jamais.

Isso porque a termografia, quando corretamente aplicada, diz muito sem necessitar de temperatura. Alias, a análise de temperaturas e seus riscos não tem nem um procedimento sequer na saúde para ser parametrizado, quem dirá ser usado.

Neste caso, por exemplo, vemos claramente alterações térmicas decorrentes da sobrecarga e da carga aplicada com biomecânica errada que acabou por gerar a dor. Notoriamente podemos utilizar premissas e princípios da fisioterapia para entendermos o que cada gradiente demonstra e, por fim, escolher a melhor técnica terapêutica a ser aplicada.

Como nas engenharias/tecnológicas, o gradiente mostra muito mais do que as temperaturas, porque ele pode ser associado as disfunções. Porém, somente com a correta certificação e conhecimento da Termografia Infravermelha se pode fazer uso do gradiente, para todos as outras formas, se faz o uso da temperatura.

Ah o gradiente, nosso maior aliado.

#termografia #dor #fisioterapia #reabilitação #termografia

Dor e analgesia – parte 2

Na clínica, um dos principais fatores que trazem pacientes com lesões crônicas é a biomecânica errada (repetidamente) e a má postura.

Destro destes dois universos, uma grande aliada da fisioterapia, se não a melhor, é o uso da técnica de RPG (Reeducação Postural Global). Considero que é a maior arma terapêutica para a correção de alterações posturais e biomecânica errada que levam as lesões crônicas.

Como no caso do termograma abaixo de um paciente do sexo masculino, 67 anos, sem comorbidades e com relato de dor crônica em cervical com irradiação em ombro direito. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações térmicas condizentes com o relato de dor do paciente.

O gradiente demostra claramente o comprometimento muscular da face anterior do pescoço e dos ombros. Com uma avaliação postural é possível determinarmos a causa e as cadeias musculares envolvidas para, assim, aplicarmos as técnicas de correções posturais.

A técnica de avaliação postural e aplicação do RPG, ato exclusivo da fisioterapia, é a técnica mais eficaz e a mais bem descrita em nosso universo terapêutico. Se possível, colega fisioterapeuta, sempre use o RPG para todas as lesões crônicas, porque você irá promover uma reabilitação mais rápida e eficaz.

Esta técnica é exclusivamente de sua profissão, valorize-a e aprenda a gerar muito mais resultados do que você pode imaginar.

#dor #fisioterapia #reabilitação #termografia