A Clínica
Av. Lavandisca, 741 - Cj. 102 - Moema
Agende sua consulta
(11) 99425-8489
Horário
Segunda a Sábado: 08:00 - 20:00

Dor e analgesia – parte 1

Durante a reabilitação existem métodos e técnicas que nos ajudam a entender em que fase do processo inflamatório o paciente está, baseado quase que exclusivamente no seu relato de dor. Isso nos coloca em ponto “cego” que dificulta e muito o plano terapêutico. Já na reabilitação existe
um universo de métodos e técnicas que tratam o problema e saber qual o melhor método ou técnica naquele momento terapêutico é a chave para analgesia e o sucesso da reabilitação.

Como no caso do termograma abaixo de uma paciente do sexo feminino, 34 anos, sem comorbidades, esportista e que apresentou dor em região lombar. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alteração térmicas condizentes com o relato de dor.

Num caso como este, uma das formas mais eficazes de analgesia é a manipulação tecidual em que temos um universo de possibilidades terapêuticas de técnicas, como: Mulligan, Maitland, Cyriax, Ayurvédica, Levantamento de pregas cutâneas, Massagem clássica, etc.

O fisioterapeuta deve conhecer os princípios e indicações de cada técnica para saber qual a que se enquadra melhor no caso do paciente, pois cada uma tem uma indicação e contraindicação, pois não se pode usar em casos específicos.

Por exemplo, a técnica de Cyriax é quase específica para disfunções em tendões, sendo que no caso ilustrado acima, não é a técnica que deve ser aplicada. Porém, se existir rigidez articular de vértebras, as técnicas de mobilidade articular, como a técnica de Maitland ou Mckenzie, podem ser bem-vindas. Se for o caso de contraturas musculares, as terapias manuais podem ser utilizadas, como a Liberação miofacial. E assim, por diante.

Dito isso, o fisioterapeuta que tiver o conhecimento destas técnicas e escolher qual a melhor, ou melhores, que podem ser aplicadas em cada caso e momento do paciente promoverá uma terapia eficaz.

Somente com o conhecimento e o raciocínio lógico se chega a grandes resultados.

#dor #fisioterapia #reabilitação #termografia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.