A Clínica
Av. Lavandisca, 741 - Cj. 102 - Moema
Agende sua consulta
(11) 99425-8489
Horário
Segunda a Sábado: 08:00 - 20:00

Conhecimentos básicos em laserterapia – parte 8

A grande maioria dos fisioterapeutas não sabe usar a laserterapia, pois focam apenas em protocolos pré-definidos para todos os casos. FRISE-SE: o mesmo protocolo em absolutamente todos os casos.

Uma forma de expressar o que isso quer dizer é através da clássica frase “loucura é querer novos resultados tendo as mesmas atitudes” (atribuída à Albert Einstein), pois não há como você aplicar o mesmo protocolo para todas as patologias e todos os tipos de pacientes.

Como no termograma abaixo de uma aplicação de laserterapia em punho esquerdo. Este caso é de um paciente com relato de dor (tendinite) de muitos anos em punho esquerdo, além de outras dores musculares no corpo.

Somente um protocolo pode ser usado neste caso? Somente uma forma de aplicação poderia ser feita? Apenas focando no punho e em um tecido resolveria o problema?

Claro que não, pois as lesões crônicas são multifatoriais e se você não trabalha o paciente como um todo, você não conseguirá resolver os problemas dele e estará apenas promovendo um tratamento paliativo e não corretivo. Dito isso, usar apenas um protocolo em todos os casos é insanidade, pois você nunca conseguirá resultados eficazes e, na grande maioria das vezes, você culpará a laserterapia por não obter resultados esperados.

Estude mais a fundo como a radiação infravermelha pode e deve ser usada caso a caso, pois cada caso possui uma particularidade que não pode ser atendida com uma simples aplicação técnica e generalista.

Parafraseando Klalil Gibran: “O óbvio é aquilo que ninguém enxerga, até que alguém o expresse com simplicidade”.

#termografia #dor #fisioterapia #reabilitação #laser #laserterapia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.