Conhecimentos básicos em laserterapia – parte 7
Uma das grandes vantagens da laserterapia é a analgesia promovida pela radiação infravermelha que, muitas vezes, é quase imediata.
Quando não temos o pleno conhecimento da radiação infravermelha, não somos capazes de alcançar os efeitos analgésicos e muito menos regenerativos. Isso porque a formação, na graduação, da fisioterapia não se aprofunda nesta técnica e isso é algo crítico e dramático. Pois, a meu ver, nenhuma outra técnica na fisioterapia pode promover a indução à regeneração celular e muito menos uma analgesia tão potente quanto a laserterapia.
Para os fisioterapeutas que de fato desejarem resultados de analgesia e potencial de indução a regeneração, eu os convido a conhecerem esta técnica tão potente, mas com conhecimentos básicos necessários para se chegar neste potencial.
Aplicar por aplicar o mesmo protocolo em todos, mesmo com disfunções diferentes, pessoas diferentes e tempos diferentes da inflamação, não vai levar você a nada. Quase gerando o mesmo efeito de um banho de luz.
Conhecer como e de que forma aplicar a laserterapia para conseguir resultados práticos com todos os seus pacientes e em todos os casos, demanda conhecimento específicos e muita prática. Conhecimentos de como programar a laserterapia especificamente para cada caso ao longo da reabilitação é a chave para ativar o potencial da regeneração. Sem respondermos estas questões você estará aplicando laser por aplicar e não terá resultado objetivo nenhum.
E isso, caro colega, todos que não tem o básico de conhecimento de laserterapia fazem. Por isso não tem resultados com a laserterapia.
Parafraseando Aristóteles: “O erro acontece de vários modos, enquanto ser correto é possível apenas de um modo.”
#termografia #dor #fisioterapia #reabilitação #laser #laserterapia