A Clínica
Av. Lavandisca, 741 - Cj. 102 - Moema
Agende sua consulta
(11) 99425-8489
Horário
Segunda a Sábado: 08:00 - 20:00

Dor e analgesia – parte 1

Na clínica, a grande dificuldade é tirar a dor apresentada pelo paciente e manter a funcionalidade do tecido ao mesmo tempo. Esta dificuldade acontece porque quando temos dor por períodos longos de tempo (crônico), desenvolvemos inúmeros mecanismos compensatórios que acabam por gerar limitação funcional e esta limitação gera mais dor. Este é um processo compensatório e vicioso de retroalimentação: dor-compensação-limitação-dor.

Assim, quando o paciente chega com estes mecanismos de proteção ativos (nosso “gesso” funcional = imobilismo e limitação articular) temos uma tarefa complexa que é diminuir a compensação e ganhar amplitude para, por fim, diminuir a dor. Mas este é um processo doloroso para o paciente: retirar o “gesso” funcional para chegar à analgesia. Claro, à medida que se ganha diminuição das compensações e limitações já ganhamos parcialmente uma analgesia (na intensidade da dor), porém ainda demora algumas fases para chegarmos a tão sonhada e completa analgesia.

Um segredo que ninguém conta é que a analgesia acontece quando ganhamos FUNCIONALIDADE. Claro, ao mesmo tempo aplicamos medidas analgésicas, mas sem ganho de funcionalidade a analgesia não permanece.

Como na sequência de termogramas abaixo de um paciente do sexo masculino, 38 anos e sem comorbidades e que apresentou dor em região lombar e pé direitos de forma limitante (limitação de deambulação). Foi realizado um Exame Termofuncional e constatado dermátomos correspondentes à raiz de L1-L5. Foi então tratado de forma a tirar primeiramente a compensação, depois a limitação e, por fim, a analgesia se apresentou de forma completa.

Portanto, o foco para dores crônicas sempre será tirar o “gesso” funcional para, por fim, chegarmos à analgesia completa, pois a sintomatologia é sempre multifatorial.

#dor #fisioterapia #reabilitação #termografia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.