A Clínica
Av. Lavandisca, 741 - Cj. 102 - Moema
Agende sua consulta
(11) 99425-8489
Horário
Segunda a Sábado: 08:00 - 20:00

Conhecimentos básicos em laserterapia – parte 12

E para fechar o ano com a minha paixão, vamos a um último post da laserterapia.

A laserterapia é de longe a melhor terapia regenerativa na mão do fisioterapeuta, basta estudar e ter um equipamento bom em mãos.

A laserterapia é imensamente usada na área da odonto e estética, mas infelizmente na fisioterapia é pouco usada e, quando usada, muito mal-usada.

Mas se os profissionais fisioterapeutas soubessem como a laserterapia pode ajudar a ter resultados incríveis em suas terapias, não viveriam sem ter no mínimo uns 2 equipamentos.

Como no caso da sequência de termogramas baixou de um paciente do sexo masculino, 38 anos e com relato de início de dores em região lombar à esquerda. Para iniciar analgesia, foi aplicado apenas a laserterapia com resultado visto na sessão seguinte, com plena recuperação da área contraturada.

Ah a luz, com certeza esta é a melhor forma de regenerar.

#fisioterapia #inflamação #dor #regeneração

Sobre gradientes e análise termográfica – parte 12

E para encerrar o ano com este tema, uma brincadeira simples para vermos os diversos gradientes e como avaliá-los.

Nos 2 termogramas abaixo, vemos uma cafeteira preparando uma xícara de café. As imagens são as mesmas, porém foram trabalhadas de formas diferentes, com parâmetros e funções de um processador de imagens térmicas simples. Em uma imagem podemos ver claramente a volume de líquido na xícara e na outra não, porém na outra imagem vemos uma “falha” no fio de líquido que recai sobre a xícara.

Por que isso ocorre se são a mesma imagem? Porque uma foi processada de uma forma, com nível diferentes de temperatura e paletas (entre outras coisas) e a outra de forma completamente diferente. Isso gera uma imagem específica para cada uma. Mas qual seria a melhor? Ambas, tudo depende do que se quer analisar.

O grande segredo de uma avaliação é saber o que procurar e como procurar, estabelecendo parâmetros para a correta coleta de dados e executando de forma exímia. Pois você pode ter a melhor ferramentas, a melhor das técnicas e o melhor dos equipamentos, porém se você não souber o que está procurando e como procurar você não saberá usar corretamente o que tiver em mãos.

Dito isso, como no exemplo acima, você pode ter uma câmera térmica simples de média resolução, mas ela será uma grande aliada para detectar as alterações térmicas que você procura. Porque no final das contas, a avalição começa com uma boa coleta de história da moléstia atual. O resto são testes de hipóteses.

Parafrasendo Sherlock Holmes: “Eu sou um cérebro, Watson. O resto é mero apêndice.”

#fisioterapia #avaliação #dor #termografia

Dor e suas respostas – parte 12

Na clínica, após determinar a disfunção, o maior desafio é tratar a dor. Este com certeza é o primeiro grande desafio de todo clínico, porque sem retirar a dor, não conseguimos evoluir o tratamento.

Dito isso, devemos sempre estudar todas os métodos e técnicas que podem ser usados para a analgesia para saber como e quando usá-los. Pois como a dor é complexa, necessitaremos sempre de mais de um método ou técnica para conseguir chegar na tão esperada fase assintomática.

Uma das técnicas que mais tenho resultado, de longe, para a analgesia é a laserterapia. Em muitos casos, o paciente relata um efeito analgésico quase imediatamente a aplicação da radiação laser. Isso permite aplicar técnicas de correção biomecânica e fortalecimento sem risco de agravar a disfunção.

Como dito em posts anteriores, a laserterapia promove analgesia através de vários efeitos decorrentes de princípios físicos, muito bem conhecidos. Um princípio físico que podemos ver e mensurar é o aquecimento provocado pela radiação laser. Como no vídeo em infravermelho abaixo, onde vemos uma aplicação de laserterapia e, consequentemente, seu aumento de temperatura.

Com isso, podemos determinar se um efeito deseja está acontecendo ou não, para melhor sua aplicação sessão a sessão.

Com o conhecimento e a experiência, conseguimos até prever quando e como os efeitos terapêuticos da reabilitação pode acontecer e quando a analgesia pode chegar em sua plenitude. Porque, no final, quem vai em busca de clínicos, vai quase que primeiramente e inteiramente para ter analgesia.

Dor e clínica, com certeza é o cenário que todos nós da saúde vivenciamos.

#dor #fisioterapia #termografia