A Clínica
Av. Lavandisca, 741 - Cj. 102 - Moema
Agende sua consulta
(11) 99425-8489
Horário
Segunda a Sábado: 08:00 - 20:00

Dor e suas respostas – parte 2

Agora, vamos entender como é complexo avaliar e diagnosticar a causa da “dor” do paciente.

No universo da fisioterapia, temos várias técnicas para detectar a dor (tópico resumidos): HMA e várias escalas de dor referida – mandatório, Avaliação física e toque – mandatório, Testes ortopédicos, Testes de função, Avaliação postural e funcional, Exames complementares de imagem, entre outros. Claro que, cada forma de avaliação vai te dar uma resposta correspondente e está poderá excluir outras inúmeras possibilidades de erros diagnósticos.

Cada tipo de avaliação deve ser realizada de acordo com cada caso e, em alguns casos, serão necessárias todas as técnicas avaliativas e até auxílio de outros colegas.

Dito isto, quanto mais precisa for sua avalição, mais precisa será a sua terapia. Portanto, quanto maior for o seu conhecimento avaliativo, menores as chances de erros e, como consequência, maiores as chances de acerto.

A dor pode aparecer de forma “gritante”, como no lindo termograma abaixo que apresenta alterações térmicas evidentes nos joelhos. Porém, ela também pode ser extremamente discreta e necessitar de um conhecimento mais apurado e tecnologias mais precisas, como no termograma abaixo que depois da imagem ser muito bem processada foi possível detectar alterações térmicas em cervical e torácica.

Por isso, caro colega fisioterapeuta, a avaliação é o ponto mais importante e inicial da sua reabilitação. Parafraseando Sherlock Homes: “Não sabia onde procurar, e assim perdeu tudo que era importante.”

#dor #fisioterapia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.