Conhecimentos básicos em laserterapia – parte 10
Chegamos finalmente na parte que, particularmente, eu mais gosto: fobioindução da regeneração celular.
Por que esse seria o ponto que mais gosto? Porque este é exatamente o objetivo inicial da criação do laser a décadas. E para chegarmos neste efeito, temos que entender alguns fatores importantes para saber como funciona o sistema de absorção do laser no tecido:
“O tecido tem prioridade metabólica: sabe aquele processo que os socorristas e bombeiros fazem para escolher quem atender quando tem várias vítimas? Então, a célula também tem esta capacidade de triar” (Dra. Paula Machado©).
Isso é tão certo que quando temos casos de descompensação metabólica por algunm motivo, os tecidos priorizam as reservas metabólicas e celulares para se manter uma função mínima (tal como o sistema tampão). Uma coisa que aprendi ao longo destes anos de formada é que: a natureza se reproduz na escala macro (cosmos) à escala micho (fóton). Então, quando induzimos o tecido a uma resposta metabólica e celular, vamos ativar o mecanismo de triagem dele.
Sendo assim, lembre-se sempre: a energia aplicada no tecido nunca será aquela que de fato chegará na lesão, pois outros tecidos também competirão pela luz.” (Dra. Paula Machado)
Aos laserterapeutas, este efeito lhes parece familiar, a perda de luz pelo chamado “espalhamento”?
Então, na natureza NADA é desperdiçado, ainda mais em tecido lesionado. Ou seja, o “espalhamento” nada mais é do que o sistema de “triagem celular”© (Todos os direitos pertencentes ao Direito autoral de Paula Machado)
#laser #laserterapia #fisioterapia