Conhecimentos básicos em laserterapia – parte 5
Efeitos luz-tecido para indução à regeneração celular: fotobioindução.
Para que haja efeito clínico (reação fotoquímica – primeira lei de fotobiologia de Grotthus-Draper – falaremos depois) é necessário que a luz seja absorvida pelo tecido, pois temos perdas através de vários fatores.
Um conceito muito antigo é que a energia absorvida é conhecida como densidade de energia ou fluência e esta causa o efeito fotoquímico na célula. Porém, conceitos novos afirmam que a coisa mais importante é a relação exponencial entre a fração de radiação absorvida por uma substância e a concentração da substância.
Ou seja:
“A absorção da luz do laser NÃO é apenas dependente da quantidade de cromóforo presente no tecido e da correspondência entre o comprimento de onda utilizado e as características de absorção daquele cromóforo, nem apenas por agentes fotossensibilizantes. É muito mais do que isso”
Todo o tecido, a matrix extra celular e seus substratos, também reagem a radiação laser, inclusive este efeito é tão importante quanto a absorção pelos cromóforos. Assim, a concentração de substâncias na matrix celular e extra celular são as coisas mais importantes num efeito de fotobioindução, foque nisso.
#laser #laserterapia #fisioterapia