Dor e suas respostas – parte 2
A dor é uma resposta do SNC à uma sensação ou experiência emocional desagradável associada à uma lesão tecidual (real ou até potencial), proporcional à esta.
Quando temos um certo grau de lesão tecidual (alteração da arquitetura tecidual), esta leva a uma sobrecarga dos tecidos circunvizinhos. Uma vez que um tecido perde a função, outros terão que executá-la, gerando um ciclo vicioso de sobrecarga sobre sobrecarga.
A única forma de não permitirmos que isso se torne um problema vicioso é, primeiramente, tirando a dor consciente do paciente e, em seguida, tratar a dor inconsciente. Como visto:
1. Dor consciente: dor sintomático, consciente;
2. Dor inconsciente: dor assintomática, sem consciência do paciente, mas que o corpo “fala” (alterações de biomecânica e postura).
Ou seja, a reabilitação não deve apenas focar em no resultado assintomático, mas sim tratar a biomecânica e postura. Pois, sem tratarmos a causa, o paciente passará do assintomático para o sintomático novamente num loop vicioso e nunca poderemos pensar em alta.
“Alta” é uma palavra complexa que demanda correção biomecânica e postural e não simplesmente colocar o paciente na fase assintomática.
#postura #dor #fisioterapia