Dor e suas respostas – parte 1
Dor é a forma de comunicação que o Sistema Nervoso Central (SNC) usa para informar você que existe algum distúrbio ou lesão em determinado local. Ela acontece por meio de troca de “informações” químicas e físicas nos receptores sensoriais.
Dependendo da intensidade do estímulo/lesão, ela pode ser desde um leve desconforto até um dor tão intensa que pode “desligar” a consciência.
Portanto, a dor pode ser compreendida como sendo, num certo nível, “consciente”. Pois é possível ser explicada, verbalizada e até mensurada de alguma forma. Podemos dizer então que: a dor é um relato consciente.
Na fisioterapia, é muito comum, e até importante, ouvirmos e darmos a devida atenção ao relato consciente da dor do paciente, pois ela reflete os diversos estados inflamatórios da disfunção e ou lesão.
Saber usar esta informação é primordial para o desenvolvimento e evolução da carga terapêutica, pois sem isso, podemos incorrer em sobrecarga.
Os conhecimentos destas informações levam o fisioterapeuta mais rapidamente ao sucesso na reabilitação, com um alto grade de segurança e assertividade.
“Saber ouvir é a chave para o encaixe da principal peça do quebras cabeças: em que fase o estado inflamatório está” (Dra. Paula Machado).
#dor #fisioterapia