Termografia infravermelha e periodização da terapia
A Termografia (ou Termometria) é um método de captação da radiação infravermelha emitida pelo corpo através de câmeras especiais. Estas câmeras captam esta radiação e transformam em imagem térmica, podendo então serem analisadas por diversas áreas.
A termografia é um método de análise em tempo real, sem contato ou emissão de qualquer tipo de radiação (seguro) e que vê em duas dimensões (eixo x e y). Não vê profundidade, mas as alterações/anomalias metabólicas provocam aumento de temperatura. Este aumento de temperatura será captado pela termografia.
Dentro da fisioterapia, a termografia nos concede benefícios antes inexistentes:
- Analisar sessão à sessão as alterações metabólicas antes que elas virem lesões;
- Já nas lesões estabilizadas, a termografia nos permite verificar se a carga planejada é adequada ou não àquela lesão, determinando imediatamente a reação da carga aplicada no tratamento;
- Encontrar exatamente o foco de origem da dor em tempo real, dando atenção ao relato do paciente, antes subjetivo e pouco evidenciado pelos profissionais da saúde;
- Permite ao especialista em laserterapia aplicar, com exímia precisão, o laser exatamente no maior ponto de lesão em tempo real. Isso é uma grande evolução da área, pois antes dependíamos de uma ressonância magnética de 6 em 6 meses para sabermos o local da lesão, impedindo assim uma melhor precisão de aplicação;
- Emissão de um diagnóstico termofuncional para termos como base os locais que precisam de tratamento com prioridade de escolha. Assim, podemos detectar possíveis sobrecargas, tanto mecânicas como metabólicas, e contraturas.
Desta forma, a termometria permitiu ao fisioterapeuta oferecer um tratamento com altíssima eficiência e precisão (com critérios objetivos), colocando o profissional na era da exatidão de resultados e saindo do “achismo”.
Com isso, o fisioterapeuta pode trabalhar com a periodização do tratamento, determinando começo, meio e fim. O objetivo final é alcançar a alta do paciente e prevenir futuros problemas físico-funcionais.