Como se desenvolve a regeneração e a reparação celular
A regeneração é um processo minucioso e perfeccionista administrado e executado pelas células. Qualquer estímulo errado ou atrasado induzirá inevitavelmente à reparação e, seu resultado final, é a fibrose.
Primeiramente, vamos dismistificar a palavra “Regeneração celular”. Antigamente a regeneração celular era vista como uma ficção científica. Hoje, sabemos que em um momento perfeito, é um processo normal do tecido. O único porém, é que não existe, na realidade, uma situação perfeita.
A chave para a regeneração está em começar a indução à regeneração precocemente, se possível, 24 horas após a lipoaspiração. Além disso, somente com o uso de técnicas e métodos adequados e no tempo adequados poderão induzir a regeneração no pós-lipo.
Qualquer estímulo errado no momento errado provocará inevitavelmente a fibrose. Um erro muito comum é o uso de Ultrasons (todos os tipos) e seus derivados para “acelerar” a retirada do seroma. Não se deve acelerar nada no estado inflamatório, deve-se seguir os tempos e os estímulos certos da inflamação para o tecido, sozinho, ir para a regeneração.